O ChatGPT é uma ferramenta extraordinária, mas tem três problemas:
1. Tem memória imperfeita.
Ao contrário daquilo que estamos à espera nos computadores, que guardam as nossas fotos e documentos sem nunca se esquecerem de um único pixel ou caractere, a memória do ChatGPT é mais difusa — mais como a dos humanos.
2. Quando não sabe, inventa
O termo técnico é mesmo alucina. Mas, alucina com tanta confiança que se torna bastante difícil de distinguir o que é real e o que é inventado.
3. É atualizado com pouca frequência
Por exemplo, em 10 de Dezembro de 2025 perguntei-lhe quando foi criado o último conteúdo que viu durante o seu treino. Resposta: Junho de 2024.

Podes verificar que ele de facto deu esta resposta aqui.
O ChatGPT já consegue pesquisar na web, usando o Google ou algo parecido, e isto ajuda muito a diminuir estes três problemas!
Mas com uma ferramenta especializada em Direito, como o Alpaca Law, conseguimos chegar mais longe, da seguinte forma:
1. Pesquisa Jurídica superior ao Google. A nossa pesquisa é melhor que a do Google para este contexto. Usamos uma técnica demasiado cara para aplicar a toda a internet, mas perfeitamente viável para o universo de documentos jurídicos portugueses. Até hoje, não conhecemos nenhum outro motor de busca jurídico português que use a técnica de pesquisa semântica usada por nós. Lembras-te do problema — a memória imperfeita? A base de dados resolve isso: a IA deixa de depender do que “se lembra” e passa a pesquisar em tempo real.
2. Citações obrigatórias. Obrigamos a nossa IA a citar os documentos oficiais nas suas respostas com links diretos. Isto torna muito fácil verificar se a IA está ou não a alucinar.
3. Atualização diária. A nossa base de dados é sincronizada todos os dias com a DGSI e o DRE.pt. Nada de informação com mais de um ano de atraso.
Se trabalhas com Direito português, experimenta o Alpaca Law — é a combinação do poder da IA com pesquisa jurídica especializada.